Processo
Para desempenhares as tarefas que te foram propostas deves ter em atenção as seguintes indicações:
1º - pesquisa sobre a evolução dos meios de comunicação: elaboração de um cartaz
em casa, pesquisa na internet sobre a evolução dos meios de comunicação e traz para a escola as informações mais relevantes/interessantes que encontrares (impressas ou em pen)
na escola, após a formação de grupos de trabalho de 4 elementos, partilhem as recolhas de cada um, seleccionando as que devem integrar o cartaz coletivo (do grupo) e elaborem-no... seguidamente, irão apresentá-lo à turma!
2º - distinção entre meios de comunicação pessoal e social: ver o powerpoint e preencher corretamente as palavras cruzadas on-line
em casa, deves visualizar o powerpoint e ser capaz de completar as palavras cruzadas com sucesso... se quiseres, quando as tiveres terminado, faz um printscreen e envia para o e-mail de contato que está na página inicial para a professora comprovar o teu trabalho!
3º - utilização de meios de comunicação pessoal: escrita e envio de uma carta e/ou de um e-mail
em casa, deves consultar o documento que te ensina a estruturar e a escrever corretamente uma carta... escreve-a e envia para a morada indicada pela professora... podes também enviar um e-mail para o endereço que está na página inicial (por exemplo: a informar sobre o teu desenvolvimento das tarefas deste webquest, as dificuldades sentidas, a tua opinião, etc)
4º - exploração dos meios de comunicação social: recolha de notícias em jornais e de artigos em revistas para comentar, sugestões de sites interessantes para os colegas explorarem bem como selecção de uma programação radiofónica e televisiva, adequadas à faixa etária
em casa, recolhe alguns artigos de revistas e/ou jornais para comentar na escola
na escola, explora a internet e encontra sugestões de sítios giros para ti e para os teus colegas
em casa, selecciona uma programação radiofónica e/ou televisiva adequada à tua faixa etária e traz para a escola
5º - construção de um "telefone", comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações (17 de maio) e audição/canto da canção "Meios de comunicação"
em casa, com a ajuda dos teus pais, constrói o teu "telefone" e trá-lo para a escola
na escola, aprenderemos a canção e faremos alguns registos pictóricos
em casa, ouve a canção novamente e regista a sua letra
6º - "descoberta" de formas de comunicação alternativa: contatar com linguagem gestual, braille, spc (sistema pictográfico da comunicação)
na escola, a professora vai-te apresentar algumas formas de comunicação alternativa
em casa, terás de procurar uma embalagem ou outro objeto que tenha escrita em braille e trazer para a escola
7º - preparação de uma visita de estudo ao "Museu dos transportes e comunicações do Porto"
na escola, vamos preparar a visita de estudo que poderás realizar com os teus pais ao museu
em casa, divulgarás aos teus pais e irás conversar com eles sobre a possibilidade de a realizares bem como de trazeres para a escola elementos para partilhar com os colegas (fotografias, panfletos, registos escritos, etc)