Processo

Para desempenhares as tarefas que te foram propostas deves ter em atenção as seguintes indicações:

1º - pesquisa sobre a evolução dos meios de comunicação: elaboração de um cartaz

        em casa, pesquisa na internet sobre a evolução dos meios de comunicação e traz para a escola as informações mais relevantes/interessantes que encontrares (impressas ou em pen)

        na escola, após a formação de grupos de trabalho de 4 elementos, partilhem as recolhas de cada um, seleccionando as que devem integrar o cartaz coletivo (do grupo) e elaborem-no... seguidamente, irão apresentá-lo à turma!

2º - distinção entre meios de comunicação pessoal e social: ver o powerpoint e preencher corretamente as palavras cruzadas on-line

        em casa, deves visualizar o powerpoint e ser capaz de completar as palavras cruzadas com sucesso... se quiseres, quando as tiveres terminado, faz um printscreen e envia para o e-mail de contato que está na página inicial para a professora comprovar o teu trabalho!

3º - utilização de meios de comunicação pessoal: escrita e envio de uma carta e/ou de um e-mail

        em casa, deves consultar o documento que te ensina a estruturar e a escrever corretamente uma carta... escreve-a e envia para a morada indicada pela professora... podes também enviar um e-mail para o endereço que está na página inicial (por exemplo: a informar sobre o teu desenvolvimento das tarefas deste webquest, as dificuldades sentidas, a tua opinião, etc)

4º - exploração dos meios de comunicação social: recolha de notícias em jornais e de artigos em revistas para comentar, sugestões de sites interessantes para os colegas explorarem bem como selecção de uma programação radiofónica e televisiva, adequadas à faixa etária

        em casa, recolhe alguns artigos de revistas e/ou jornais para comentar na escola

        na escola, explora a internet e encontra sugestões de sítios giros para ti e para os teus colegas

        em casa, selecciona uma programação radiofónica e/ou televisiva adequada à tua faixa etária e traz para a escola

5º - construção de um "telefone", comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações (17 de maio) e audição/canto da canção "Meios de comunicação"

        em casa, com a ajuda dos teus pais, constrói o teu "telefone" e trá-lo para a escola

        na escola, aprenderemos a canção e faremos alguns registos pictóricos

        em casa, ouve a canção novamente e regista a sua letra

6º - "descoberta" de formas de comunicação alternativa: contatar com linguagem gestual, braille, spc (sistema pictográfico da comunicação)

        na escola, a professora vai-te apresentar algumas formas de comunicação alternativa

        em casa, terás de procurar uma embalagem ou outro objeto que tenha escrita em braille e trazer para a escola

7º - preparação de uma visita de estudo ao "Museu dos transportes e comunicações do Porto"

        na escola, vamos preparar a visita de estudo que poderás realizar com os teus pais ao museu

        em casa, divulgarás aos teus pais e irás conversar com eles sobre a possibilidade de a realizares bem como de trazeres para a escola elementos para partilhar com os colegas (fotografias, panfletos, registos escritos, etc)