TIC N.E.E.

Primeiramente, iremos contextualizar e caracterizar sucintamente a situação que nos "inspira" nesta tarefa:

Uma aluna de 7 anos, a frequentar o 1.º ano de escolaridade pela 1.ª vez - adiamento escolar, apresenta um quadro de perturbação do espectro autista, com maiores défices ao nível da linguagem oral. Esta caracteriza-se por palavras monossilábicas e sílabas isoladas, compatível com uma apraxia do discurso. O seu nível de compreensão é muito superior ao da expressão. A aluna utiliza um sistema alternativo e aumentativo de comunicação de Símbolos Pictográficos (SPC), através do qual a sua comunicação se torna possível. Em contexto de sala de aula a aluna utiliza complementarmente um computador com um programa específico, para si prescrito, o boardmaker speaking dynamically.

Das reuniões de trabalho e partilha de conhecimentos/ experiências emergiu a sensibilização e compreensão do papel fulcral que a utilização do sistema alternativo e aumentativo de comunicação de Símbolos Pictográficos (SPC) ocupa na vida da aluna, sendo a sua utilização transversal. É disso exemplo a utilização de uma capa de comunicação que a acompanha sempre e que usa para comunicar em qualquer situação ou contexto. Progressivamente, a aluna começará a "trabalhar" com a comunicação SPC em iPAD.

«Como dinamizar as interacções comunicativas entre a aluna com necessidades educativas especiais e os colegas?»

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Procedemos a uma pesquisa na Internet sobre as TIC’s nas NEE’s  e, com base nela, propomos 3 sites / páginas web que consideramos de grande utilidade para um professor nesta área:

    Este primeiro endereço diz respeito a uma reportagem do programa "60 MINUTES" (CBS) onde se aborda o potencial das novas tecnologias para aprendizagem e consequentes atividades/recursos com vista à promoção das tecnologias de apoio para pessoas com deficiência e incapacidade. Tem como objetivo apresentar exemplos de casos de utilização das TIC em contextos educacionais e do quotidiano para demonstrar, nomeadamente, o potencial das TIC enquanto instrumento de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e pessoas com deficiência e incapacidade.

www.youtube.com/watch?v=W3N1lVp27tU

 

    Este segundo endereço diz respeito a uma página institucional na área do ensino na qual os docentes de educação especial poderão obter e consultar informação, documentação e esclarecimentos fidedignos bem como recursos interessantes (biblioteca digital).

https://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoespecial/

 

    Este terceiro endereço diz respeito a um portal que "acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades." Adveio da necessidade de "percepcionar os modos como as TIC estão a ser ou podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas." Aos que o consultarem pretende disponibilizar “um ponto de agregação de informação e encaminhamento para ‘locais’ com maior conhecimento específico” em torno do tema Multimédia e Acessibilidade.

https://sembarreiras.org/

 

Exemplo de uma situação de ensino-aprendizagem com SPC

Apresentamos, seguidamente, o exemplo de uma situação de ensino-aprendizagem vocacionada para o Estudo do Meio com a utilização da linguagem SPC recorrendo à utilização dos símbolos manipuláveis (fotocópias; capa de comunicação e prancha de comunicação com os símbolos plastificados e com velcro no verso):